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Empresário da Saúde: Faça isto para obter melhores resultados financeiros.

A vida de um empresário e gestor não é fácil. A vida de um empresário da saúde muito menos.

Empresas prestadoras de serviços à saúde possuem uma particularidade muito importante.

Além das forças naturais do mercado (leia-se concorrência, inflação, falta de mão de obra qualificada etc.) elas estão sujeitas a uma outra força de mercado que não existe na maioria dos outros setores: o poder de barganha das operadoras, ou planos de saúde.

Isto significa que estas empresas estão presas entre duas forças muito poderosas.

Se por um lado seus custos são pressionados por aumentos anuais dos encargos trabalhistas, preço de fornecedores e acompanhamento das regulamentações, por outro lado há pouquíssima margem para transferir estes custos ao consumidor final.

Isto se dá por uma razão muito simples: quem determina o preço dos serviços prestador por empresas da saúde não é o mercado, e sim as operadoras.

Por isto, é de fundamental importância que gestores de empresas prestadoras de serviços de saúde administrem meticulosamente seus contratos com os planos de saúde.

Falhar neste quesito significará tornar seu negócio gradativamente menos e menos viável.

Por exemplo, se seus custos unitários aumentam 10% ao ano mas seu preço aumenta somente 5%, sua empresa na prática está ficando mais pobre com o passar do tempo.

Quanto mais longeva for sua empresa menos viável ela se tornará. Seu passivo trabalhista aumentará ano a ano, seus custos aumentarão ano a ano e sua empresa sofrerá uma morte lenta e dolorida.

A legislação brasileira estipula que não havendo no contrato uma previsão de reajuste pelos procedimentos, este estará sujeito a negociação anual entre as partes (operadora e prestador de serviço). Na ocasião de não haver acordo entre as partes o prestador de serviço receberá 85% do acumulado da inflação nos 12 meses anteriores de reajuste.

Há ainda a possibilidade deste índice passar a 100% ou 105% da inflação caso o prestador de serviço atenda a alguns critérios de qualidade que precisarão ser verificados e certificados por uma instituição reconhecida internacionalmente.

Prestadores de serviços normalmente dão pouca importância a isto e ficam sujeitos às vontades das operadoras, que muitas vezes falham no cumprimento dos contratos, não efetuam os reajustes previstos e quando os fazem utilizam um índice muito abaixo da inflação.

Fiquem atentos aos seus contratos e não deixem o período de negociação passar. Os prejuízos se acumulam e nunca mais poderão ser compensados.

Queiram que a incidência dos reajustes sejam realizadas sempre em cima da maior base de cálculo possível. Por isto, sempre que puderem negociem bem.

Para maiores informações acessem o site da Agencia Nacional de Saúde Suplementar(ANS).

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