executif-16

Quero abrir um negócio, mas tenho medo de arriscar.

Se você tem medo de abrir um negócio, imagino que já tenha a ideia para o seu negócio e saiba de onde tirar o dinheiro. Porém, o medo de arriscar está te impedindo de dar o famoso “grande salto”.

Tenho três coisas para falar sobre isto e detalharei cada uma delas.

A primeira é que o medo é irrelevante. A segunda é sobre o planejamento excessivo. Por fim, a terceira é sobre a autoanálise.

1. O medo é completamente irrelevante (se você não conhece o objeto do medo)

Fui criticado em um post onde falei que o medo não importa. Clique aqui para ler o artigo.

Caso não tenha ficado claro, o que quis dizer é que medo de arriscar sem conhecer o risco é algo que não faz sentido.

Empreendedorismo e negócios possuem riscos. Inclusive, remunerar o risco é a base do nosso sistema capitalista.

Mas, se você não colocou seu projeto no papel, não sabe quanto dinheiro o negócio requer e não conhece o tamanho do risco que irá correr, então seu medo é simplesmente o medo do nada.

Agora, se você fez isto, sabe o tamanho do risco e não quer encarar, aí é outra história. Neste caso você tomou uma decisão consciente de não correr o risco.

Não chamo isto de medo, chamo de negócio pouco atrativo.

2. O planejamento excessivo.

Se você é como eu, um perfil analítico, precisa se policiar para não cair na armadilha de analisar tudo excessivamente. Um ex-colega de trabalho costumava dizer: “Análise, parálise”. Ou seja, chega a hora que se faz necessário agir.

Para me policiar, procuro oportunidades que sejam realistas.

Planejamento é bom e muito importante. Mas nem o plano mais detalhado pode nos preparar para os eventos aleatórios que a vida real insiste em trazer à tona.

Nada substitui a experiência e, apesar de fazer planos de negócios como profissão, estou convencido de que o melhor plano de negócio é uma boa execução.

Por isto, se você está preso nesta situação, é crucial que tome uma decisão – ou comece, ou abandone.

3. A autoanálise – você tem mesmo perfil empreendedor?

O empreendedorismo está na moda. Por isto, o que quer que esteja planejando, que esteja fazendo isto por você e não para agradar a alguém.

Existem pessoas com perfil empreendedor e existem pessoas com bom perfil corporativo, que se encaixam bem e têm muito sucesso em uma estrutura hierárquica.

Qual é o seu perfil?

Se você gosta da ideia de criar um novo negócio, muito provavelmente seja realmente um empreendedor. Certa vez ouvi: “só abra um negócio se você quiser gerenciar um negócio.” Poucas vezes ouvi conselhos sobre empreendedorismo tão bons quanto este.

Não abra um negócio para abrir um negócio. Se você quer abrir uma loja, que seja para vender um produto, não para ter uma loja.

Se você tem mesmo perfil empreendedor, siga em frente e alimente esta voz dentro de você.

Um abraço.

Comments are closed.