O que é 'accountability'​ e o que a falta dela nos diz sobre nossas empresas.

O que é ‘accountability’​ e o que a falta dela nos diz sobre nossas empresas

A dificuldade que muitos líderes enfrentam na hora de delegar funções é algo muito comum no meio empresarial. Mas o que é accountability? Por isso, neste conteúdo vou falar sobre isso, inserindo a famosa palavra “accountability”.

Influência do Vocabulário

É muito interessante como o vocabulário de cada idioma influencia a maneira como as pessoas daquela cultura se expressam e veem o mundo ao seu redor.

Ou seria o contrário? Seria a cultura que influi a forma como nos expressamos?

Qualquer que seja o caso, é inegável que cultura e linguagem estão intrinsecamente ligadas.

No Brasil, nos orgulhamos da palavra ‘saudade’, pois não existe uma equivalente em inglês.

Na língua inglesa, a saudade é expressada pela frase ‘I miss you’, que melhor se traduz para ‘sinto tua falta’.

A palavra ‘miss’, porém, pode ser igualmente utilizada em situações como: ‘I missed the train’, ou, ‘Eu perdi o trem’, o que demonstra claramente sua conotação mais fria do que a nossa versão tropical.

Portanto, é comum termos que explicar aos estrangeiros o significado do sentimento saudade, pois como lhes falta a expressão, não podem compreender o sentimento.

Como mencionei, nos orgulhamos com razão, possuirmos este sentimento e expressão no nosso repertório pois diz muito sobre o povo acalorado que somos.

Há também palavras muito úteis no inglês que, até onde sei, são inexistentes no português.

Vocabulário nos Negócios

No mundo dos negócios é comum simplesmente utilizarmos a palavra inglesa ao invés de buscarmos uma tradução, pois o termo original perderia muito do seu significado se traduzido ao português.

(Claro, quando fazemos isto recebemos caras e bocas e todas as partes, mas… paciência).

Uma destas palavras é ‘accountability’.

Tentativas de tradução variam entre ‘responsabilidade’, ‘obrigação’, ‘transparência’, ‘prestação de contas’, entre outras.

Porém, nenhuma consegue realmente captar a essência desta palavra, pois ela não é nenhuma e, ao mesmo tempo, todas.

Assim, como a ‘saudade’ diz muito sobre o que somos, o que a falta de ‘accountability’ nos diz?

O fato de não termos esta palavra no nosso repertório cultural é preocupante (e esclarecedor). Pois, ao não conhecermos seu significado, falhamos ao colocá-la em prática.

Accountability na Delegação das Tarefas

Para que pessoas e empresas cresçam, líderes precisam delegar. Mas para que a transação esteja completa, o outorgado precisa saber receber.

A delegação de uma atividade vai junto com a ‘accountability’ por seus resultados. Caso contrário, o receptor é apenas um par de mãos sem capacidade de tomar decisão.

É aí que está o real poder por trás da divisão de tarefas, que permite e potencializa o crescimento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

‘The buck stops here!’ é uma que o Obama utilizava no início da sua gestão.

Significa que o problema não pode ser passado adiante.

Ele queria dizer que se o problema caiu no seu colo ou parou na sua mesa, ele irá ‘carry it through’ ou ‘see it to the end’.

 

Tanto líderes como liderados precisam assimilar estes conceitos para colocá-los em prática.

Imaginem a diferença que isto faria!

Conheça todas as 5 Barreiras que Impedem Você de Criar uma Empresa Brilhante clicando aqui.

Comments are closed.