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Quer desenhar um Plano de Marketing mas não sabe por onde começar? Siga estes passos.

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Um Plano de Marketing não precisa ser muito sofisticado. Ele simplesmente precisa ser bem fundamentado e fazer sentido comercial.

Nunca esqueça que o papel do marketing é o de trazer leads, ou oportunidades de vendas para a empresa.

O marketing é um investimento, e como tal, deve estar atrelado a um retorno.

Muita gente entra para o marketing por ser uma pessoa criativa e visionária, mas quando ingressa na estrutura de uma empresa se sente engessado.

A boa notícia é que há, sim, espaço para criatividade, mas desde que seja dentro de limites e parâmetros pré-estabelecidos.

Ter criatividade com um cheque em branco nas mãos é fácil, o desafio está em fazer diferente e trazer retorno dentro da realidade orçamentária de cada um – fazer o melhor com o que tem.

Se voce é adepto do marketing criativo, pense nisso, e se motive pelo desafio.

Se voce é adepto do marketing analítico e estruturado, estabeleça a area de jogo e deixe os criativos florescerem.

Dito isto, como então elaborar um plano de marketing em que a criatividade é incentivada mas o orçamento respeitado?

Siga estes passos e veja o seu plano acontecer.

1. Defina uma política de definição do orçamento.

Antes de colocar qualquer idea no papel, é preciso estabelecer os limites.

Estabeleça uma regra de quanto será investido em marketing. Eu costumo atrelar este investimento ao nível de receita em determinado período.

Por exemplo: “O orçamento de marketing anual será igual a 10% da receita total do ano anterior.”

Outra forma, é o de atrelar o investimento à prevsião de vendas em determinado ano.

Por exemplo: “O orçamento de marketing anual será igual a 10% da previsão de vendas para aquele ano”.

Particularmente eu gosto de trabalhar nesta segunda maneira, pois o marketing deve gerar vendas. Se investimos mais devemos colher mais resultados. O perigo de atrelar o investimento em marketing às vendas do ano anterior é que em um ano de baixa venda será investido menos em marketing dificultando ainda mais uma recuperação.

Mas cada caso é um caso e voce deve avaliar o que é melhor para sua situação.

Definido a política de de definição de orçamento passamos para a seguinte etapa.

2. Estabeleça uma estratégia de alocação do orçamento.

Sua empresa tem mais de um produto ou atende a diversos tipos de clientes? então defina o tamanho da fatia do orçamento que cada um receberá.

É recomendável que esta estratégia seja revista periodicamente, pois a depender de sazonalidades ou mudanças de estratégias cada produto ou cliente deve receber mais ou menos atenção.

Uma vez definido estes valores é hora da criatividade entrarem cena.

Se puder realizar uma segmentação de clientes, melhor ainda. Assim poderá definir o tamanho de cada segmento, seu perfil e criar iniciativas mais focadas.

3. Realize um brainstorm.

Liste, de preferencia em equipe, o maior numero de ideias possível.

Esta é a hora em que não se pensa no orçamento, nem em dinheiro e que todas as ideas são válidas.

Aqui o céu é o limite, a intenção e deixar a criatividade tomar conta e pensar fora da caixa.

O resultado final deve ser uma lista de ações que podem ser tomadas. Algumas serão boas e outras nem tanto. Elimine as que não são tão boas e foque nas melhores.

4. Priorize as ideias conforme o retorno esperado.

Tente fugir das iniciativas com resultados intangíveis.

Sim, normalmente campanhas que buscam apenas aumentar o reconhecimento da marca costumam ser bastante intangíveis.

Se sua empresa é grande e tem orçamento para isto, siga em frente, caso contrário, invista em gerar vendas.

Uma forma de fazer isto é verificar se os clientes que sua campanha está atingindo têm capacidade para dar retorno em vendas.

Se uma iniciativa não tem potencial para gerar vendas em valor suficiente para pagar o investimento realizado, não perca seu tempo e nem dinheiro.

Lembre-se marketing = investimento e investimento deve trazer retorno.

Agora é foco na execução e mensuração dos resultados.

Sua equipe faz e executa o plano de marketing? Qual é sua maior dificuldade na hora de executar o que foi planejado?

Deixe um comentário e boas vendas.

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